Ir para o conteúdo

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGO-UFRJ) iniciou suas atividades como Curso de Especialização em Ortodontia, em 1959, funcionando desta forma até 1974, quando foi, oficialmente, regulamentado pelo Conselho Federal de Educação como Curso de Mestrado em Ortodontia, abrindo o ciclo do stricto sensu. Nascia, nesse momento, o primeiro Curso de Pós-Graduação em Odontologia do Brasil. Em 1981, foi solicitada a implementação do nível de Doutorado, tornando-se a estrutura do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia e que mereceu, desde a primeira avaliação, o conceito A, e depois a nota 5, quando a modificação de avaliação foi instituída pela CAPES, permanecendo ativo, sem interrupções, até a presente data.

Em 1974, teve início a primeira turma do Curso de Especialização de Odontopediatria, que vem titulando especialistas, ininterruptamente, até os dias atuais. Em 1981, a primeira turma de Mestrado em Odontopediatria iniciou as atividades recebendo, inicialmente, o conceito B. Em meados dos anos 90, passou para o conceito A e, quando o conceito foi transformado em nota, atingiu nota 5, pela CAPES, conceito este mantido até hoje.

Também em 1981, a disciplina de Periodontia, preocupada com a capacitação de pessoal com interesses voltados para a docência e o desenvolvimento de pesquisas clínica e básica, procedeu à implantação do Curso de Mestrado. No início, o Curso de Mestrado em Periodontia funcionava como subárea, assim denominada à época, juntamente com a Cirurgia Buco-maxilo-facial e a Endodontia. Mais tarde, a Periodontia passou a constituir um Curso de Mestrado independente, com a desativação das outras subáreas.

Em 2005, a CAPES e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro sinalizaram a conveniência da união das três áreas de conhecimento, sendo Ortodontia, Odontopediatria e Periodontia, em Programa único. Assim, foi formado o PPGO-UFRJ, que passou a titular discentes nas três Áreas de Concentração, nos dois níveis (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e posteriormente, incluiu o Pós-doutorado. O processo de união dos cursos foi apontado pela UFRJ e pela CAPES como modelo para a área. A presente estrutura é capaz de suprir aspectos de fundamental importância à capacitação de recursos humanos, ao incremento da pesquisa e ao avanço tecnológico, não somente nas especialidades arroladas, neste momento, mas àquelas que apontam indícios concretos de crescimento e vocação para a Pós-Graduação, no futuro.

Durante os anos de 2018 e 2019, considerou-se sobre a incorporação de nova Área de Concentração no Programa, sendo a Patologia e Diagnóstico Oral. A ambiência de pesquisa no Corpo Docente do Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral foi considerada como justificativa real para constituir a nova Área de Concentração em Patologia e Diagnóstico Oral no Programa Acadêmico stricto sensu da FO-UFRJ, PPGO-UFRJ. O acolhimento à sua formação foi aprovado na Comissão Deliberativa do PPGO-UFRJ na reunião de 25 de setembro de 2018 e, posteriormente, na Congregação da Faculdade de Odontologia da UFRJ, na data de 11 de dezembro do mesmo ano.

A partir do ano de 2019, foi iniciado o delineamento da proposta para a inclusão da nova Área de Concentração no Programa, com reestruturação concomitante ampla da grade curricular nas Áreas de Concentração vigentes, à época, no PPGO-UFRJ.

Em junho de 2021, houve a publicação de Editais para o processo de credenciamento de docentes permanentes e docentes colaboradores no PPGO-UFRJ. Em outubro de 2023, houve a aprovação do processo de reestruturação do PPGO-UFRJ com a inclusão da nova Área de Concentração em Patologia e Diagnóstico Oral e atualização do Regulamento do Programa, junto à UFRJ.

A composição do Programa com as quatro Áreas de Concentração apresenta-se como um núcleo sólido na FO-UFRJ e atende a demanda de egressos do curso de graduação da UFRJ, de profissionais interessados do Estado do Rio de Janeiro e de outros Estados do Brasil. É importante salientar que a inclusão da Área de Concentração em Patologia e Diagnóstico Oral constituía-se como uma das metas do Programa para o quadriênio 2021-2024 e foi concretizada.

O processo de reestruturação do PPGO-UFRJ agregou reforma curricular ampla nas Áreas de Concentração em Odontopediatria, Ortodontia e Periodontia. O elenco de disciplinas obrigatórias e eletivas do núcleo comum do Programa e de suas respectivas áreas de concentração foi atualizado de maneira a posicionar o PPGO-UFRJ de acordo com a evolução do conhecimento e das tecnologias de ensino, pesquisa e extensão, apresentando-se com a inovação também cada vez mais presente na formação acadêmica discente completa. Disciplinas já existentes que foram mantidas na grade curricular tiveram atualização de suas respectivas ementas e bibliografias.

O olhar direcionado para o aumento da oferta de disciplinas em língua estrangeira no PPGO-UFRJ também figurou como uma das metas estabelecidas para o quadriênio 2021-2024, tendo sido destacadamente contemplado na reestruturação curricular, e já efetivado nesse período. Houve a implementação da linha de pesquisa “Inovações e novas tecnologias aplicadas na pesquisa, na geração de produtos industriais, no ensino e na extensão”, no ano de 2021, assim como de disciplinas que favorecem o intercâmbio da pesquisa acadêmica com a indústria e a inovação, disciplinas de metodologias sustentáveis em pesquisa científica e metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem em Odontologia para produção e disseminação do conhecimento.

A globalização do conhecimento na comunidade científica e a conexão cada vez mais crescente da ciência com a indústria, no valor que a inovação representa na atualidade, se faz presente no PPGO-UFRJ. 

Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325 

 Ilha da Cidade Universitária – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21.941-913

+55 21 3938-6438 – gabinete@odonto.ufrj.br

 

© 2025 Created by 

Scroll To Top